Como prevenir ataques cibernéticos e vazamentos de dados.

 

O que precisamos enfrentar?

  As empresas são o maior alvo de ataques cibernéticos. A constante evolução da tecnologia fez com que uma variedade de ferramentas maliciosas, dentre elas o Phishing e o Ransomware, precisassem estar no radar de combate dos CIO ‘s.    Entretanto, um ambiente totalmente seguro é praticamente impossível, por isso a prevenção é a melhor forma de reduzir drasticamente as brechas de segurança dentro de uma empresa.   Com a guerra no Leste Europeu, é notável o aumento destes ataques e a disseminação de malwares pela web não somente nos países envolvidos, mas em todo o mundo.  

Melhores práticas

  O CIO que se preocupa com a segurança digital de sua empresa, deverá investir em uma política de segurança bem estruturada e uma equipe especializada que seja capaz de monitorar, rastrear e corrigir possíveis oportunidades de ataque.  Como CEO de uma empresa especializada em cibersegurança, minha recomendação é a constituição de uma política de segurança da informação forte. Ela deve possuir boas práticas, como: 
  • utilizar sempre senhas complexas; 
  • configurar a autenticação de duplo fator nas aplicações;
  • definir treinamentos relacionados a segurança da informação para os colaboradores e;
  • criar um plano de respostas a incidentes. 
  Estes são alguns pontos que devem ter uma atenção especial e que fazem toda a diferença para a proteção da empresa. Pontos importantes e que merecem destaque são a divulgação da cultura de segurança dentro da empresa e o treinamento dos colaboradores sobre os riscos e armadilhas presentes em sua rotina cotidiana de trabalho.   Na RCZ, adquirimos o hábito de realizar um treinamento trimestral para nossos colaboradores, onde reforçamos a importância dos apontamentos aqui destacados e vários outros.    Pode parecer algo muito simples, porém é uma forma barata de evitar alguns ataques.   Além disso, antes de realizar qualquer implementação é necessário analisar o cenário atual da sua empresa no quesito segurança cibernética. E ao final será possível verificar pontos críticos e ter em mãos um mapeamento com a direção correta a seguir.    Quer saber qual é o elo mais fraco dentro de uma empresa confira aqui.    

Como está o seu ambiente de TI? Ele está seguro?

 

Robinson Czelusniak.
Diretor Executivo

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.