/

30 de junho de 2022

Como prevenir ataques cibernéticos e vazamentos de dados.

O que precisamos enfrentar?  

As empresas são o maior alvo de ataques cibernéticos. A constante evolução da tecnologia fez com que uma variedade de ferramentas maliciosas, dentre elas o Phishing e o Ransomware, precisassem estar no radar de combate dos CIO ‘s. 

Entretanto, um ambiente totalmente seguro é praticamente impossível, por isso a prevenção é a melhor forma de reduzir drasticamente as brechas de segurança dentro de uma empresa. Com a guerra no Leste Europeu, é notável o aumento destes ataques e a disseminação de malwares pela web não somente nos países envolvidos, mas em todo mundo.

Melhores Práticas

O CIO que se preocupa com a segurança digital de sua empresa, deverá investir em uma política de segurança bem estruturada e uma equipe especializada que seja capaz de monitorar, rastrear e corrigir possíveis oportunidades de ataque. 

Como CEO de uma empresa especializada em cibersegurança, minha recomendação é a constituição de uma política de segurança da informação forte. Ela deve possuir boas práticas, como: 

  • utilizar sempre senhas complexas; 
  • configurar a autenticação de duplo fator nas aplicações;
  • definir treinamentos relacionados a segurança da informação para os colaboradores e;
  • criar um plano de respostas a incidentes. 

Estes são alguns pontos que devem ter uma atenção especial e que fazem toda a diferença para a proteção da empresa.

Pontos importantes e que merecem destaque são a divulgação da cultura de segurança dentro da empresa e o treinamento dos colaboradores sobre os riscos e armadilhas presentes em sua rotina cotidiana de trabalho.

Na RCZ, adquirimos o hábito de realizar um treinamento trimestral para nossos colaboradores, onde reforçamos a importância dos apontamentos aqui destacados e vários outros. 

Pode parecer algo muito simples, porém é uma forma barata de evitar alguns ataques.

Além disso, antes de realizar qualquer implementação é necessário analisar o cenário atual da sua empresa no quesito segurança cibernética. E ao final será possível verificar pontos críticos e ter em mãos um mapeamento com a direção correta a seguir. 

Quer saber qual é o elo mais fraco dentro de uma empresa confira aqui.

Como está o seu ambiente de TI? Ele está seguro?

Robinson Czelusniak.
Diretor Executivo